segunda-feira, 6 de setembro de 2021

 Passo a passo


Logline (storyline)
Sinopse (curta/longa produção/comercial)
Argumento
Perfil do Personagem
Escaleta
Roteiro Literário – Roteiro Master Scenes

 

Logline
modelo 1 - protagonista + objetivo/conflito/aventura + força antagônica/obstáculo
modelo 2 - incidente incitante + protagonista + ação + antagonista
modelo 3 - protagonista + ação + antagonista + objetivo

lembre-se que a logline traz: frases enxutas e a trama, a ideia principal da história (personagem principal + conflito + obstáculo + resolução). Outras duas dicas: não damos o nome do personagem, mas classificamos (a estudante, o carteiro, o professor, a empregada, a jovem, o psicanalista) e falamos da história e não sobre a história (a história vai mostrar).

Perfil do personagem

  1. A) Perfil Físico
    O texto é ‘corrido’, não é por tópicos. Você pode falar também sobre a maneira de andar, gesticular, falar. Pode trazer informações sobre o jeito de vestir. É interessante você trazer o que chamamos de ‘molho’, trazer ‘contextualizações’. Por exemplo, Carlos é bem franzino, magro mesmo. Isso incomoda bastante, para disfarçar usa roupas bem largas.... A altura é um problema para Solange. Ela se sente um pouco chateado com isso, vive tendo que abaixar a cabeça por onde passa... A preocupação de Estela com a beleza é tanta que mesmo na pandemia, todo dia pela manhã, ela coloca camadas e camadas de maquiagem para esconder as manchas de sol que ficaram no rosto... Entenderam? Neste sentido, a gente está criando não apenas o perfil físico, mas trazendo a relação que o personagem tem com esse ‘físico’.
  2. B) Perfil Social
    É o seu personagem com relação à vida, aos outros, à sociedade. Mesmo que ele esteja isolado, quem é ele? É uma pessoa simpática, amiga e que está sempre ajudando todo mundo? É mesmo? Me dá um exemplo. É aquele jovem que busca vencer na vida, bem estudioso que sabe o que quer, tem muito foco. Está estudando para entrar para a faculdade de medicina, sabe. Por isso estuda muito, sendo capaz de deixar de sair com a namorada para ficar estudando em casa. É um pai dedicado em casa, na verdade, ele não viu outra alternativa desde que sua esposa faleceu. É aquele motorista de taxi que não para de falar, entrou um passageiro ele começa. Fala de futebol, política e religião. Muitas vezes ele é intrometido e acaba passando dos limites, brigando com os passageiros. Certa vez.... Com os amigos, ele não consegue se relacionar. A timidez é mais forte. O seu grande amigo mesmo é o cachorro, o Totó, que ele ganhou da madrinha quando fez cinco anos. Pelo Totó, Rubens é capaz de fazer qualquer coisa. Orlando é funcionário público, casado, e pai de três filhos. Seus pais são do interior do Rio, mas desde que veio para a cidade grande, Orlando perdeu o contato. Isso deixa ela muito triste. Sua relação com os filhos é tensa porque.... Sua esposa já não é mais a mesma. Orlando anda desconfiado de que ela tem um amante. Entenderam? Vinicius é super politizado. Todo mundo diz que ele deve deixar essas questões de lado, que ele anda muito arrogante com todo mundo por causa da política. Nos últimos meses, ele mudou bastante. Cortou mais de 1000 amigos no face. Encerrou a conta no Instagram. E acabou se filiando no partido tal. Caio, seu melhor amigo, brigou com ele. Seu pai resolveu cortar a mesada.... Entenderam? Aqui é para criar esse personagem de vocês no aspecto social, relacional com o mundo. Traga sua ocupação. Traga o contexto de sua vida e como ele se relaciona com os outros. Como os outros o veem. Quem são seus amigos, seus inimigos. Suas amizades. Suas convicções de mundo. Trazendo alguns exemplos para que o personagem seja cada vez mais real.
  3. C) Perfil Psicológico
    Aqui pense neste seu personagem quando ele entra no quarto, fecha a porta e se olha no espelho. Quem é realmente o seu personagem? Quais são os segredos dele? Não, não ele não tem segredos. Comece por aí. Mas ele tem, com certeza, sonhos, desejos. Conte. De certo, talvez, algumas questões vão cruzar com o perfil social, mas aqui o objetivo é falar mais do interior desse seu personagem. Das dificuldades que ele tem de lidar com algo da vida dele. Do temperamento explosivo ou bem, bem, mas bem tranquilo. Sérgio é aquela pessoa que não reclama de nada. Seu temperamento é de paz. Tudo está bom, tudo tem a sua hora para acontecer. Ele não esquenta com nada. Podemos e devemos falar do caráter do seu personagem. Dos valores que ele segue. Dos valores que ele não abre mão. O que motiva o seu personagem a acordar todas as manhãs? Ele tem algum medo? O que deixa ele inseguro? O que deixa ele seguro para enfrentar a vida? O que deixa ele feliz? Triste? Deprimido?
    Ele guarda um forte rancor? Ele guarda uma gratidão incrível por algo? Ele suporta tudo, menos a traição de um amigo. Vive falando isso. Ele passa por cima de tudo e de todos para conquistar o que quer. É uma pessoa indiferente e demonstra insensibilidade (por exemplo...) Falcon está centrado em si mesmo. Tem duas caras. E sabe fazer isso melhor do que ninguém. Celso é agitado e impulsivo. Joana é egoísta e arrogante. Sabe aquela pessoa pessimista, é a Andrea. Além de pessimista é ansiosa. Ricardo tem baixo nível de concentração, é distraído, disperso, vive perdendo o foco. Quem sabe seus personagens são agressivos, tiranos, enérgicos e dominante, pessoas sensíveis, melancólicas. Pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nata. É introvertida, indecisa e muito desconfiada. Incapaz de ferir alguém. É passiva, muito sensível e tímida. Tem fortes tendências para o comodismo e conformismo, além de ser muito conservadora e rígida.
  4. D) Biografia
    A história do seu personagem (antes de entrar no curta). Quem é ele? De onde vem? Sua família, seu passado. Situações que o levaram a ser quem é. Acontecimentos que o marcaram. Fatos que explicam porque ele é assim. Age assim. Pensa assim. O passado para entender o presente.

 

Proposta

Um curta metragem
Qual seria o título?
Qual seria o gênero?
Qual seria o público-alvo?
Como construiríamos uma logline?
Vamos criar um perfil para esse personagem (físico, social, psicológico e biografia)?

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Capítulo 1: Minha equipe, meu problema!

*CLICK*



    A foto era impressa na câmera de uma menina de cabelos castanhos caídos até seu peito, com o olhar brilhante encantado por onde estava. A câmera que usou estava amarrada num cordão em seu pescoço.



 — O campus de pesquisas da Ilha Florio... Isso é tão legal!! — exclama a menina, balançando a foto até a imagem se revelar. 


    Essa é Camille Azura, uma Treinadora iniciante que tem o objetivo de registrar o mundo em um álbum de fotos. Ela aceitou participar de um projeto que reúne jovens de todos os lugares durante as férias de final de ano, no Arquipélago inabitado Lental, onde vão estar num acampamento e aperfeiçoarão seus talentos com instrutores renomados.



Grace: Querida, os outros campistas estão se reunindo na frente do laboratório, você não quer ir conhecê-los? — perguntou a mãe da menina, aproximando-se dela. Tinha uma panela amarrada na cintura. Alguns Pokemon a acompanhavam.



        Esses são os Pokemon da casa de Camille, todos da mãe dela. Sempre a acompanham para todo lugar que ela vai e são bem ciumentos em relação ao seu marido.



Camille: Como que eu posso preferir campistas tendo essa vista linda e tantos Pokemon para fotografar? Wow, aquilo é um Dodrio?! — Ela correu para tirar outra fotografia, mas o Dodrio assustou-se e avançou nela.


    Saltando para a frente de Camille, Torrada, seu Torracat, e Princesa, sua Snivy, afastam o Dodrio com chamas e chicotadas. A menina suspira aliviada e abraça os dois.

Grace: Que susto... Os Pokemon daqui são mesmo selvagens. — Ela tinha a mão no coração. — E vocês tão velhos por acaso? Nem se moveram! — Reclamou com seus Pokemon.

Camille: Tecnicamente o Rhyhron tem a sua idade, então...

Grace: Está dizendo que sou velha?


Sycamore: Ladies! — interviu o pai de Camille, que acabara de chegar. — O diretor do Acampamento é o Mirror, ele foi meu aluno em Lumiose há muitos anos. Estávamos conversando e descobri que seu laboratório chama-se L.E.N.S., onde estudam ecologia e ciência natural. Vá conhecer seus amigos, vai ter tempo de sobra para fotografar tudo depois.

Grace: Na verdade, nós não podemos ficar muito tempo, logo vão começar as atividades de vocês... — falou, percebendo a menina ficar cabisbaixa. — Vai ser divertido, querida, não fique assim.

Camille: Obrigada por me trazerem até aqui, eu amo vocês! — Ela forçou um sorriso, abraçando seus pais ao mesmo tempo. — Não fiquem preocupados, prometo que sei me cuidar bem e trouxe tudo que precisava!

Sycamore: Nós sabemos, você sempre foi mais decidida que a Serena...

Grace: E mais responsável que a Leuri... Suas irmãs deram muito mais trabalho, acredite! 

Sycamore: Agora vá, Cammy, esse mundo te espera!

Caminhos Brilhantes
Capítulo 1: Minha equipe, meu problema!



Mirror: Vamos ver, vamos ver... — murmurava o Diretor, acompanhado por sua assistente. Camille chegava nesse momento até uma rodinha de outras crianças que conversavam sem parar. — Está faltando só uma campista, alguém viu a Beatrice?


    Uma limousine rosa foi avistada por todos os campistas, mesmo que ali não existisse uma pista para a circulação de carros. Ela estacionou na frente de todos e uma das portas abriu-se, deixando um tapete vermelho rolar para o chão.



Camille: O que é isso?


 — Alguém com bastante dinheiro! Vai ser minha amiga!



    Caminhando pelo tapete vermelho, a menina que saltou da limousine desfilava com as mãos na cintura enquanto todos os outros comentavam sobre ela, o que a deixavam mais feliz. 

Mirror: E aí está, Beatrice! Com isso temos todos os campistas e...

Beatrice: Hello?? Não vão descer com a minha bagagem? — gritou e bateu duas palmas, fazendo cara de brava. Rapidamente dois homens musculosos desceram com duas malas grandes e brilhantes de rodinhas, entregando-as para ela. — Ótimo.


 — Nossa, mas ela realmente precisa de tudo isso? — perguntou em voz alta, recebendo um olhar mortal de Beatrice.

Mirror: Caham! Campistas, bem vindos ao meu Projeto de Acampamento para Crianças Talentosas! O nome é longo, mas garanto que vão gostar de estar aqui. Sou o Mirror, Diretor do Acampamento. A proposta é que saiam daqui melhores do que já são e escolhemos profissionais para monitorá-los nos baseando em seus principais objetivos. 



 — E aonde eles estão?

Mirror: Vão conhecê-los mais tarde!
 — Levantou o indicador. — Mas quero apresentá-los à Rita, minha assistente pessoal. Ela me ajuda aqui no Instituto LENS com tudo que possam imaginar.

Rita: Essa sou eu! Riri!

Mirror: Eu tenho certeza que vocês estão ansiosos para conhecerem uns aos outros, então quero propor uma dinâmica. Cada um vai falar um pouco sobre si, começando por você mesma, Beatrice. Depois vão escolher outro campista para fazer o mesmo!


Beatrice: O nome é marcante, dispensa apresentações. Mas sou modelo desde os 5 anos, minha carreira é muito linda lá em Sinnoh, vim aqui pra causar, mesmo tendo sido obrigada pelos meus pais! Que tal o menino de chinelo falar agora? Veio de onde, garoto? Alola? HAHA!!


Hau: Uh... Na verdade, sim... Me chamo Hau, sou neto do Kahuna de Melemele. Eu quero ganhar experiências para entrar no Island Challenge...

Beatrice: Nossa, fala até outro idioma... Esquisitão!

    E assim, os campistas foram apontando outros...



Hodge: Sou o Hodge, o cara mais maneiro que vão ver aqui! Sou um Treinador de Hoenn e quero chegar no nível da Campeã!



Ross: Me chamo Ross, sou o melhor nos esportes na minha escola em Johto, por isso me indicaram. 



Iris: Prazer, Iris! Quero entender tudo sobre os Pokemon Dragão! Eu cresci no meio dos Pokemon selvagens de Unova, então estou bem tranquila!



Goh: Quero registrar todos os Pokemon e fazer amizade com cada um deles! Sou o Goh, de Vermilion, em Kanto!



Ryuki: RYAAAAH!!! ESSA VOZ, ESSE INSTINTO, QUEM EU SOU? RYUKI! O QUE SOU? COMPOSITOR DE UNOVA!!



Camille: Uh... Sou a Camille! Eu quero preencher meu álbum de fotos registrando todos os Pokemon e lugares do mundo! Sou de Kalos...



Hilda: Sou uma Treinadora com cinco insígnias de Unova! Estou treinando muito para desafiar a Shauntal da Elite de Unova! Me chamo Hilda e não vim para relaxar, quero desafios!



Illima: Meu nome é Illima, sou Coordenador e não perco oportunidades! Minha escola em Kalos me indicou justamente por isso, participei de todos os eventos dela, sou o melhor da turma, dos esportes, da banda, do teatro, da monitoria, do...

Rita: Vamos para o próximo, por favor?



Chloe: Eu sou a Chloe, também vim de Johto. Meu pai disse que seria bom estar aqui para eu me encontrar...


Paulo: Essa no meu ombro é a Zoe, minha Rockruff. Já eu me chamo Paulo e quero descobrir os segredos desse Arquipélago selvagem.



Mirror: Ótimo, ótimo! Vocês todos são muito interessantes e vão ter muito tempo para se conhecerem melhor, mas vou dividi-los em equipes me baseando na ordem que se apresentaram — disse, deixando todos ansiosos. — Beatrice, Hau, Hodge e Ross, vocês formam a primeira equipe.

Beatrice: Ótimo, temos um peso morto!

Hau: Quem?

Hodge: Fica tranquila, gata. Os melhores estão aqui, os outros não tem chance alguma.

Iris: Hey, isso não é uma competição!

Mirror: Na verdade, hoje vai ser sim uma competição... A segunda equipe tem Iris, Goh, Ryuki e Camille. E a terceira, Hilda, Illima, Chloe e Paulo. Rita vai explicá-los o que devem fazer.



Rita: Aqui no Campus temos três chalés, um muito bom, um mediano e o último bem... ehr... precário. Cada equipe precisará encontrar a chave que foi escondida no Florio Nature Park, seguindo as orientações do mapa que será entregue e trabalhando em equipe. Vocês ficarão com o chalé baseando-se na ordem de chegada.



Illima: Perfeito, eu fiz um workshop de cartografia! Vamos ganhar com toda certeza!



Hilda: Não se esqueça que podemos usar nossos Pokemon, eu com certeza tenho um perfeito para a ocasião!



Camille: O que estamos esperando, time? Vamos começar! — exclamou, mas o restante da sua equipe já estava entrando no Nature Park, a deixando para trás. — Vocês esqueceram o mapa!!!














 — 

sábado, 29 de maio de 2021

Prólogo - Caminhos Brilhantes!

[Escola de Jovens Treinadores - Cidade Santalune]

    Aviões de papel decolavam pela sala de aula ao som de risadas e do barulho da corrida dos meninos. Algumas meninas reuniam-se no cercado do final da sala, onde podiam brincar com o mascote da turma, a velha Bunnelby Suelen Coelhosa. Outras apenas conversavam em suas mesas ou de pé com o restante dos colegas de classe. Porém, com a chegada do Mr.Roncho, o professor bigodudo, todos ajeitaram-se em instantes como se sempre estivessem assim.


    O professor pediu que os alunos apresentassem a árvore genealógica de suas famílias para que pudessem se conhecer melhor, esta havia sido a tarefa de casa na semana anterior. A maioria não fez ou tentou improvisar, mas a aluna mais aplicada levantou-se com um cartaz colorido assim que chegou sua vez.



"E esses são os meus pais! Todos conhecem o meu pai como o Professor Pokemon que desvendou a Mega Evolução, e a minha mãe como a Ex Campeã nas corridas de Rhyhorn!"


"A minha irmã por parte de mãe é a Leuri, a Campeã de Hoenn! E não, não vou mandar o número do celular dela! Uma curiosidade é que ela mantém seu título de Campeã de Hoenn há 10 anos e também foi a mais nova a pisar no hall da fama."


"Já por parte de pai, sou irmã da Serena, a líder do ginásio de fogo de Vaniville. Ela e o namorado estão fazendo um bom trabalho cuidando da cidade, aprendo muito quando conversamos ou a vejo em ação. Rende belas fotos!"



"E eu..."



Camille: Eu sou a Camille, vocês me conhecem! Eu amo tirar fotos e ganhei essa câmera dos meus pais quando fiz 10 anos, mês passado!  Ela mostrou a câmera presa em seu pescoço para toda a sala de aula, que prestava atenção.  Meu sonho é ter as melhores fotos de todos os Pokemon, flores e lugares possíveis no meu álbum!


  Nossa, que sonho horrível! Quer dizer, sua família só tem gente que faz coisas legais e você aí só quer tirar fotos?  um menino bochechudo comentou em voz alta.



  Se minhas irmãs fossem como as dela, eu ia pedir pra me darem um Pokemon super forte pra eu vencer todos os ginásios! Não sei como ela nem Pokemon tem! Que fracassoooo!  exclamou uma das meninas populares da sala, que tinha várias Pokeballs em sua mesa.



Camille: Eu... Não me interesso por capturar Pokemon, só em fotografá-los  disse, iniciando uma onda de risadas na sala. Ela enrolou o cartaz e já ia voltar para sua mesa, mas o Professor interviu.



Mr.Roncho: Classe, quero essa árvore pronta na próxima aula! Aproveitem o intervalo para adiantarem, certo? Estão dispensados!

    Num piscar de olhos, todas as crianças estavam passando por cima de Camille e do Professor, correndo para não pegarem fila na lanchonete da escola. Camille viu sua câmera no chão e a pegou, ainda em perfeito estado.
    Algum tempo depois, Camille caminhava por um corredor lotado de fotos emolduradas de insetos. Ela sentou-se num estofado de frente para a sala da diretoria e esperou algum tempo até que uma mulher abrisse a porta. Tratava-se de Viola, uma fotógrafa e líder do ginásio da cidade.


Viola: Camille, aqui de novo? Sabe que eu te adoro, mas você deveria passar seu tempo livre com as outras crianças!


Camille: Não quero, elas continuam rindo de mim só porque as minhas irmãs são incríveis e eu só quero ser fotógrafa, igual a você... 

Viola: E isso também não é muito legal?
  Ela abaixou-se na frente de Camille, já que a menina fitava o chão.  Se a sua paixão é fotografar, pegue a câmera e vá se aventurar! Esse era o meu bordão quando tinha a sua idade, carrego comigo até hoje. Literalmente, tenho uma tatuagem, mas melhor não te mostrar...

Camille: É bem motivador, diretora Viola! Mas queria me sentir melhor, é como se todos esperassem que eu fosse de um jeito que eu não posso e nem quero ser  disse, e Viola mordeu o lábio inferior, pensando no que diria, até que estalou os dedos.



Viola: Você já ouviu falar do Projeto do Acampamento para Crianças Talentosas?  perguntou, percebendo a confusão no rosto de Camille. Ela sentou-se ao lado da menina e mostrou um site no celular.  Por todo o mundo, alunos de destaque são encaminhados para esse acampamento no Arquipélago Lental durante as férias de final de ano! A ideia é que possam aperfeiçoar suas habilidades que vão fazê-los atingir suas metas. Eu posso indicá-la para o desse ano, que começa mês que vem!


Camille: Um acampamento, é? Se eu não me engano, esse Arquipélago não é habitado por humanos. As ilhas dele são paraísos naturais e muitos vão fazer projetos de pesquisa por lá.

Viola: Você é bem informada, haha! Mas é isso mesmo, tenho certeza que vai ser uma ótima experiência e que vai capturar muitos Pokemon em fotos! Só lembre-se que vai precisar de ajuda quando estiver lá...

Camille: O que quer dizer com isso?  perguntou, segurando firme na câmera.

Viola: É melhor que leve Pokemon com você. Os Pokemon dessas ilhas não são acostumados com humanos, a maioria com certeza não vai ser tão simpática. Treine alguns Pokemon nesse tempo se quiser ir para lá!

Camille: Uh... C-Certo, diretora!
  Decidida, ela levantou-se, quase tropeçando no próprio pé.  Vou começar agora mesmo! Mas... Ainda é muito ruim escutar o quanto minha família é ótima e eu não...

Viola: Hmmm! Tenho uma solução! Apenas sorria e lembre-se de acreditar em você mesma. Sei que vai chegar longe, Camille.

Camille: Sorrir e acreditar em mim... Parece certo! Obrigada, diretora!

    Vendo a menina correr e virar para o caminho que levava até a saída da escola, Viola suspirou. Realmente se via naquela menina com câmera no pescoço. Até que se lembrou de algo...


Viola: Ela ainda tinha aulas hoje e eu a mandei embora para treinar Pokemon... Espero que ninguém perceba isso! Ramos estava certo, estou mesmo ficando velha...



"Depois que eu soube que precisava dos Pokemon para conseguir me dar bem no Acampamento, conversei com a Leuri e aceitei ficar com um dos filhotes do Incineroar dela. Eu apelidei meu Litten fofinho de Torrada, já que ele consegue deixar o meu rosto parecido com uma quando usa Ember em mim. Ele parece ter gostado muito, ao menos comigo nunca reclamou...
 Logo em seguida, Leuri me convidou para viajar com ela até a grande Cidade Castelia em Unova e eu aceitei. Nunca tinha visto prédios tão altos e tantos Pokemon pelas ruas! Foi em Unova que capturei um Mareep que ama o sol e a Princesa Snivy, filha de uma Serperior Rainha da Floresta Pinwheel. Salvei o seu reino e ela deixou sua filha aos meus cuidados para que nos desenvolvêssemos juntas. Ah, e o Torrada agora é um Torracat!"



    Agora, Camille estava no quarto de um navio, folheando seu diário enquanto seus Pokemon se divertiam pelo ambiente. Na verdade, quase todos, Torrada sempre fica enjoado em transportes. Seus pais estavam apreciando a vista do mar.



"Nós realmente nos preparamos para esse dia..."

Camille: Esse Acampamento vai ser ótimo!  exclamou saltitando já em terra firme, quando sentiu alguém esbarrando em seu ombro.


  Desculpe, você saltou para a minha frente  disse o menino que esbarrou nela. Seus cabelos loiros desciam até quase a altura do ombro. Camille não esboçou alguma reação, mas firmou seu chapéu, segurou na câmera, olhou para seus Pokemon e abriu um grande sorriso no rosto.



Camille: Sorrir e confiar em mim mesma!  repetiu, deixando o menino confuso.

Pegue já sua câmera e prepare-se, pois uma nova aventura está começando! Agora diga "xiiis" e venha tirar uma foto!

Continuará no Capítulo 1: Minha equipe, meu problema!